O uso da tecnologia na solução de problemas é uma prática sempre bem vinda!

Neste documento iremos discutir a aplicação da tecnologia de áudio por IP para ampliar as possibilidades de gerenciamento, confiabilidade e principalmente aumento da eficiência e redução de custos de implantação e operação.

Os consultores da Velans estarão sempre à sua disposição para ajudá-los em sua implantação ou ampliação..

 

 

 

 

 

O que é áudio por IP?

Áudio sobre IP (AoIP) é a transmissão da voz através de dispositivos capazes de converter um sinal de áudio comum em um sinal adequado para transporte numa rede IP, cada dispositivo possui um endereço de identificação que permite enviar e receber pacotes de dados e áudio.

 

 

 

 É uma tecnologia com grande tendência de crescimento e aceitação entre os profissionais da área. A sua implementação é realizada de maneira simples proporcionando maior flexibilidade de instalação, gerenciamento eficiente, qualidade, segurança e redução de custos.

É comum empresas que não conheçam o sistema de áudio por IP e que com este sistema podem proteger o seu investimento realizado no sistema analógico por muitas vezes até desabilitado por não atender às demandas atuais de alcance e gerenciamento.


É possível trabalhar de maneira híbrida, mesclando alto-falantes e cornetas IP com analógicos, temos adaptadores para esta tarefa e que permitem dimensionar o projeto visando redução de custos e aumento da eficiência do sistema.
Um sistema de áudio IP permite o aumento de alcance de seu sistema podendo gerenciar de maneira centralizada o áudio transmitido em várias filiais, acionar relés para cancelas, luzes de alerta e emergência, câmeras, anúncios programados ou mensagens personalizadas.


Este gerenciamento é realizado via software, com a divisão entre sites dentro do software; o administrador poderá dividir através de grupos o seu sistema de alto-falantes e enviar anúncios personalizados para áreas diferentes anunciando uma promoção relâmpago ou algum aviso em tempo real.


 

Quais as vantagens de usar a tecnologia de áudio por IP?

Custo: Um sistema de áudio sobre IP tende a ser mais econômico que um sistema tradicional, a diferença de custos de infraestrutura amplia na medida em que cresce o tamanho das instalações;


Flexibilidade: Facilidade ao realizar gerenciamento, manutenções e alterações. Um sistema baseado em redes de computadores pode ser gerenciado de diversos dispositivos e locais;


Integração: A compatibilidade com sistemas analógicos permite ao cliente manter seu investimento no sistema de áudio analógico e através de amplificadores e adaptadores, customizar seu projeto realizando ampliações graduais atendendo de maneira eficiente sua demanda de áudio, reduzindo custos de implantação sem perder acesso aos recursos avançados de gerenciamento proporcionados pelo sistema IP.

 

 

Paging (Paginação)

O termo paginação presente neste documento, refere-se a localização de dispositivos!

 

 

Cenários de aplicação

A comunicação entre os alto-falantes e demais dispositivos é realizada através da paginação. A integração com a rede IP, permite o acesso a dispositivos como Interfones, Telefones, PABX, Câmeras e demais dispositivos na rede, esta localização se tornará mais eficiente devido a interoperabilidade entre os dispositivos atendendo a demanda do usuário em segurança, confiabilidade e gerenciamento de seu sistema.


Esta integração beneficia escolas, hospitais, aeroportos, escritórios, estações de ônibus, trem e qualquer estabelecimento que demande de soluções que ofereçam música ambiente, “busca pessoa”, anúncios personalizados, e qualquer comunicação com seu público de maneira eficiente.


Sistemas de paginação IP são uma ótima ferramenta para melhorar o fluxo de trabalho da sua organização, que também irá beneficiar a experiência do seu cliente.


Um sistema de paginação eficiente pode não ser visto como uma prioridade para algumas equipes de gerenciamento, mas um sistema corretamente instalado permite a comunicação com colaboradores da empresa no local que eles estiverem, podendo chamar no telefone de mesa, no celular, ou no alto-falante do sistema; Isto irá diminuir os tempos de espera para chamadas internas e externas além de garantir o atendimento da chamada sem que o usuário perca a mobilidade.


Dispositivos para interfonia e localização IP estão disponíveis para diversos perfis de usuário, aquele que necessita orientar seus projetos para custo e, para aquele usuário que precisa de alta fidelidade e desempenho do produto.
Todos precisam ter a sua demanda atendida e podemos ajudar com isso, imagine um ambiente de muito ruído como uma oficina mecânica, um equipamento que consiga eliminar o ruído externo e permita que o funcionário da oficina responsável pela análise dos testes em um dinamômetro por exemplo, se comunique pelo interfone com sua equipe de maneira satisfatória sem a necessidade de deslocamento até um escritório.


O veículo em teste, com motor funcionando em alto giro e mesmo assim um funcionário do lado do veículo conseguiria se comunicar com clareza e eficiência? Sim é possível!


Neste cenário da oficina, podemos agregar valor ao serviço prestado com a análise desempenho e demais dados sendo realizada em tempo real. O aumento da produtividade com este tipo de tecnologia é um importante aliado.
Pode ser designado uma zona particular com dispositivos e anúncios predefinidos para enfatizar aos funcionários que eles precisam prestar atenção especial a alguma tarefa ou algum perigo.

 

 

DIAGRAMA DE FUNCIONAMENTO

A figura abaixo ilustra como é conectado os dispositivos de localização numa rede, o processo é o mesmo para quaisquer dispositivos na rede, basta utilizar um cabo de rede ligado em um switch com ou sem alimentação POE, quando não houver alimentação é necessário verificar qual o modelo de fonte é suportado pelo dispositivo.


Dispositivos como interfones, alto-falantes e cornetas (megafones) quando integrados num PABX, podem utilizar uma conta SIP tornando o seu uso mais simples e aumentando a compatibilidade com os demais dispositivos na rede do cliente.

 

 

 

 

Outro detalhe importante, é que você pode fazer uma migração de uma tecnologia analógica para IP, pode trabalhar de maneira simultânea entre analógico e IP ou realizar uma nova implantação com todos os itens na tecnologia IP!

 

 

Esta migração ou implantação, pode ser realizada por partes, divida o projeto em fases, adeque-se ao orçamento do cliente e, no final do projeto a experiência do cliente será o seu case de sucesso.


A Velans é a distribuidora que possui parceria com os melhores fabricantes do mercado e está preparada para lhe oferecer toda a estrutura e dispositivos necessários para atender seus projetos de implantação, migração e de ampliação.


Temos à disposição: PABX, alto-falantes e cornetas IP, interfones IP, alto-falantes e cornetas analógicos, aparelhos que convertem o sinal do alto-falante analógico para o IP, injetores POE, luzes para sinalização de alerta e emergência, gateways, aparelhos IP com suporte a multicast, Switches com tecnologia POE e soluções Wi-Fi.


Entre em contato com um consultor Velans, será um prazer ajudá-lo a dimensionar os seus projetos com foco em desempenho e redução de custos!!